...O caminho so existe,quando voce passar..



Recebemos o diagnostico de TEA de Gaia em julho de 2016,mas já era muito claro o que estávamos vivendo e eu já estava descobrindo o autismo de uma maneira muito profunda.
Gaia tem 4 anos hoje,e é  " pré verbal" e esta fazendo muitos progressos.
No incio de 2016,tive a confirmação, de que Gaia era autista,de uma neuro psiquiatra infantis de uma clinica aonde Gaia deveria começar "PSICOMOTRICIDADE"...E assim,na marra,pra mim,começamos esse percurso...primeira terapia dela foi Psicomotricidade,duas vezes na semana...tudo era muito novo e eu como mãe estava a flor da pele.
A terapeuta em questão,durou longos três meses,era muito dura e Gaia sofria muito para e nada era muito "aprendido"...rs
Tivemos a sorte de encontrar outra terapeuta,muito afetuosa e ligada ao método ABA,que nos abriu um universo em termos de possibilidades de realizações. No meio tempo,Gaia começou a fazer ludo dança,algo muito inovativo e que trouxe muitos resultados e no qual eu aposto ate hoje...

O ano escolar começa em setembro e assim mudamos de casa,em novembro de 2015,Gaia foi matriculada em uma escolinha do outro lado da rua,e aqui devo confessar que errei meio que consciente,não fiz muita pesquisa de escola e me deixei levar pela facilidade de ser do outro lado da rua,em frente nossa casa.
O conceito de escola particular è bem diferente na Itália,e alem de ter errado na escolha em si,errei na expectativa que criei em relação a escola...Mas como quase tudo na vida tem 3 lados..rsr..encontrei algumas coisas positivas,Gaia fez amizade com um garotinho fantástico que se chama Diego,e hoje è seu melhor amigo e eu fiz amizade com a "mamma" do Diego,que considero uma amiga super especial.E sim,encontramos muito afeto por parte da dona escola.
No dia 20 de julho de 2016,pegamos um papel aonde estava escrito "DISTURBO DELLO SPECTRO AUTISTICO" que em português nada mais è que TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA".
Tive a sorte de encontrar aqui em Napoli uma equipe chefiada pelo neuro psiquiatra infantil "Dott.A.Frolli" ,aonde a possibilidade do ABA se tornou palpável..
O ano letivo começou em 20 de setembro de 2016,no mesmo dia tivemos o primeiro encontro coma BCBA e a terapeuta ( de quem sou fã incondicional ) e de la pra cá,estamos em uma fase de crescimento e muitas descobertas,que vou escrever/descrever com frequência aqui...



Esse não è meu primeiro 2 de abril,como mãe de uma menina autistica,mas è o primeiro que posso encarrar de frente o autismo,contar e agradecer pelas conquistas,pelas amizades que fiz nesse caminho de uma imensidão azul,das duvidas e tanta esperança no amanha.


"Mas o caminho só existe

Quando você passar"

                                               ( Chico Amaral/ Samuel Rosa) 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devagar!!!!

Gaia e a escola! 1° parte = Apresentação!

Acalanto Ivan Lins - Vitor Martins ( 5° mes )