Gaia e a escola! 1° parte = Apresentação!


O começo do ano escolar da Gaia foi pra mim um grande trauma e ao mesmo tempo um grande aprendizado...
Desde que entendi quem era Gaia,e ate hoje,nunca passei por algo tao estranhamente louco e sem sentido.
Tenho que começar dizendo que eu era muito ansiosa por essa nova aventura e depois da segunda semana de escola,meu coração estava muito tranquilo porque como previsto,gaia gostava muuuuuuito de ir pra escola...
O que poderia ter sido algo "tranquilo" aparentemente começou a virar um pesadelo sem fim,cheio de maus entendidos e lagrimas...
Durante o inicio do ano escolar,a escola da Gaia,que è publica,manteve uma equipe de psicologas para ajudar na adaptação  e comunicação entre as crianças/pais e professores.
Poderia ter sido uma grande ideia,se não fosse a total falta de conhecimento da parte das psicologas,professora de apoio da época e muita tensão da minha parte. Não fui a unica mãe a ter problema com esse apoio,mas fui a unica a sofrer um pouco mais que as outras.
Durante as duas semanas iniciais,com apenas duas horas por dia, a psicologa me disse que Gaia engolia mal," como quase todos" autistas,e sugestionou a escola que seria muito melhor,se Gaia comece comida liquidificada.Coisa que eu recusei de maneira muito " escandalosa " ,no sentido literal da palavra...
Nessa confusão e falta de comunicação,pedi ajuda a medica publica da Gaia,que prontamente me ajudou e foi ate a escola,esclarecer as duvidas em relação ao imaginário de quem era/è Gaia.
Foi marcada uma reunião entre as professoras,a medica e eu,para que pudesse " apresentar" Gaia de maneira objetiva e clara.
A profissional citada era contra a presença da terapeuta da Gaia na escola,o que segundo ela comprometeria a adaptação  e a independência de GC.
Em outro momento,em uma reunião coletiva,falou que Gaia tirava os sapatos e jogava contra os demais,que comia como um animal etc etc...e obviamente eu explodi.
Não sou muito orgulhosa da discussão que se seguiu,não sei brigar,nunca soube,fico nervosa,não consigo falar direito...enfim,foi uma cena horrível.
Fiz uma uma reclamação para a direção da escola,e foi marcada uma reunião para esclarecermos o ocorrido.
Nao fui ouvida como gostaria,e sai de la,mais uma vezes com um amargo na boca e a sensação que eu realmente  era a doida do autismo que curtia brigar e se desgastar ,dentre tantas coisas que escutei,duas me marcaram mais,de maneira negativa ..1° Você esta passando por uma grande dor ( ser mãe de autista ) e não entende o que estamos tentando fazer ( de positivo)  2° Você não entende o que estamos fazendo ( de positivo) por um problema cultural. (" Você não è italiana,não entende",que é algo que escuto sempre,e que em quase 10 anos de Itália ainda me ofende,quase como se me faltasse uma peça importante na compreensão,por não ser italiano....)
Na primeira reunião com a medica,as professoras e eu,estava presente a diretora,que obviamente era ja,a par de tudo,na versão que não era a minha, e já me tratou como a louca do autismo..hahaha...
Seguindo a dica da Andrea do "lagarta vira pupa",fiz uma apresentação básica da Gaia Cecilia,porque me parecia sem sentido,tanto achismo baseado em " segundo minha experiencia de 20 anos com autismo"

Tudo isso e muito mais em um mês e 15 dias de inicio de ano escolar....estava exausta!! 
Um belo dia,me liga a professora principal da Gaia,pedindo desculpa pela falta de entendimento e falta de comunicação entre nos.Pedi para se possível,marcarmos uma reunião com a supervisora e a terapeuta ABA,e ela disse que si com e la vamos nos para o segundo round desse inicio...Mas para minha surpresa,houve empatia,simpatia e entendimento entre elas...
E desde então a coisa tem fluido muto positivamente e eu  tenho aprendido muito!! 
O que fica de lição desses dois meses de tanta agitação è que sim,è preciso brigar,pelo menos no meu caso,para não aceitar o " è assim e basta " ,que sim,preciso mostrar pra quem não sabe que cada autista è único assim como qualquer outra pessoa.
E se posso,agradecer a Fausta Cristina,a Bianca,a Paloma e a Franci que aguentaram comigo todo esse momento....



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Devagar!!!!

Acalanto Ivan Lins - Vitor Martins ( 5° mes )